AIDA

voltar

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE DIREITO DE SEGUROS – AIDA é uma instituição de cunho científico, sem fins lucrativos, e foi fundada em 28 de abril de 1960, em Luxemburgo. É mundialmente conhecida como AIDA, as iniciais de seu nome em francês, Association Internationale de Droit des Assurances. Os dezesseis Membros Fundadores nomearam um Comitê Diretivo provisório e dois co-Presidentes, os Professores AntigonoDonati, da Itália, e Hans Möller, da Alemanha, aos quais, respectivamente, foi atribuída a tarefa de incentivar a criação de seções nacionais da AIDA no mundo latino e no mundo anglo-saxão e germânico.

Hoje em dia a AIDA está presente em 73 países, sendo integrada por profissionais do direito de seguro dentre advogados, professores universitários, juízes, Ministros de Estado e estudantes de direito. A AIDA tem também como membros os chefes de departamentos jurídicos das principais companhias de seguros e resseguros nos países onde possui seção.

Em 1962 foi criado o Comitê Iberolatino-americano da AIDA – CILA, único do seu gênero na Associação Internacional de Direito de Seguros, por iniciativa de um seleto grupo de acadêmicos e de membros das Seções Nacionais da AIDA na Espanha, Portugal e em diferentes seções Latino Americanas.

A finalidade do CILA é fortalecer os vínculos existentes entre as distintas seções Ibero latino-americanas, assim como somar esforços em defesa do estudo e a divulgação do Direito de Seguros e de suas matérias afins.