“Tenho estado envolvido em atividade associativa nacional e internacional ao longo de toda minha trajetória profissional, ou seja, nos últimos 40 anos.
Muito cedo me filiei à AIJA, Associação Internacional dos Jovens Advogados, da qual fui presidente em 1998, e à IBA, International Bar Association, maior organização internacional de advogados do mundo, da qual sou hoje secretário-geral e na qual pretendo minha carreira, superadas duas futuras eleições (devo dizer, sou um otimista!), conduza à presidência em 2019.
A IBA reúne mais de 80 mil membros individuais, advogados militantes em 160 países e mais de 190 ordens, colégios e associações nacionais. Organiza-se a associação em três divisões: (a) LPD (Legal Practice Division), basicamente voltada para as diversas áreas de atuação profissional dos advogados, onde 60 comitês e seis regionais congregam profissionais especializados e discutem temas relacionados às suas áreas de especialização, (b) BIC (Bar Issues Commission) congrega as ordens, colégios e associações membros, tratando dos assuntos a eles relativos e a qual tive a honra de presidir; e (c) PPID (Public and Professional Interest Division), a tratar de assuntos de ordem pública e profissional, por intermédio de 17 comitês, comissões e fora. Essa última divisão ocupa-se de temas tais como ética profissional, acesso à justiça, advocacia pro bono, advocacia em defesa do estado de direito, crimes de guerra, regulação profissional, mulheres advogadas, administração de escritórios, direitos LGBTI, jovens advogados, entre muitos outros. Essas três divisões promovem mais de 60 seminários especializados por ano, sempre em variadas regiões e jurisdições.