Temos o prazer de apresentar a quarta edição do Guia de Direitos Autorais da TerraLex
As regras de direitos autorais além das fronteiras nacionais estão se tornando cada vez mais relevantes para as empresas, especialmente porque o mercado digital faz com que seu impacto seja sentido em todos os setores da indústria.
Com questões como portabilidade de conteúdo digital, conteúdo pirateado e modelos de licenciamento de direitos autorais aparecendo nas agendas legislativas do mundo todo, as empresas precisam ter a solidez suficiente para operar em um ambiente no qual as indústrias criativas operam globalmente, mas a lei de direitos autorais ainda varia por jurisdição.
O Guia de Direitos Autorais da TerraLex reúne as contribuições de especialistas em direitos autorais em territórios que consideramos essenciais para empresas globais. Espero que você considere o Guia uma facilidade funcional para se familiarizar com a estrutura da lei de direitos autorais em cada um desses territórios, sabendo que, se mais aconselhamento especializado for necessário, basta uma ligação ou e-mail.
Regras de direitos autorais no Brasil:
A principal fonte de legislação sobre direitos autorais no Brasil é a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (LDA), que regulamenta direitos autorais e direitos conexos. A LDA é o resultado do esforço do governo brasileiro para adaptar a lei de direitos autorais brasileira anterior às disposições dos Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIPs) da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO). Além da LDA, as Constituições Federais brasileiras e as leis infraconstitucionais estabeleceram a proteção dos direitos autorais desde 1827. O Brasil também é signatário da Convenção de Berna revisada (ratificada no Brasil em 1975) e do TRIPs (ratificada no Brasil em 1994).
Clique aqui para ler o capítulo sobre o Brasil (em inglês)